quinta-feira, fevereiro 02, 2006

SABER AMAR

Há uns tempos disseram-me "Vê-se que sabes amar". Confesso que na altura esta frase fez eco durante muitos dias na minha cabeça e toda uma série de questões relacioandas com essa frase.
"O que é amar?Como se sabe se uma pessoa sabe amar?Há certo e errado no amor?".
Decidi,então, nunca mais pensar nisso, afinal amar é um acto espontâneo, sem predimitação, enfim, sem calculismos, uma pessoa ama porque ama. Mas, a frase não me saia da cabeça..."Vê-se que tu sabes amar"...Vê-se que eu sei amar??Mas que raio é isso? Então percebi...saber amar é, de facto, conceder alguns segundos da nossa vida a olhar, olhar,olhar outra pessoa,pode não ser namorado/a , mas simplesmente uma pessoa de quem se gosta!O segredo do tal "Amor" esta na atenção que se dá a quem se gosta e na maneira de a expressar, com tudo o que inclua carinho e sorrisos...No fundo, a felicidade passa pelas mais simples sensações do mundo!

"O mistério das cousas, onde está ele?
Onde está ele que não aparece
Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?
Que sabe o rio disso e que sabe a árvore?
E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso?
Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas,
Rio como um regato que soa fresco numa pedra.
Porque o único sentido oculto das cousas
É elas não terem sentido oculto nenhum,
É mais estranho do que todas as estranhezas
E do que os sonhos de todos os poetas
E os pensamentos de todos os filósofos,
Que as cousas sejam realmente o que parecem ser
E não haja nada que compreender.

Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: —
As cousas não têm significação: têm existência.
As cousas são o único sentido oculto das cousas."

Alberto Caeiro