segunda-feira, outubro 17, 2005

A maior parte das pessoas já devem ter visto o filme "A beautiful mind",se não viram...vejam!
É a biografia (romanciada) de John Nash,professor de matemática,matemático ele próprio e vencedor do prémio nobel.
John Nash desenvolveu uma teoria que focava o equilibrio na economia,mas que nao verdade pode muito bem ser aplicado a todos os aspectos na nossa vida.
Ora bem,essa teoria consiste no seguinte,se cada um que estiver integrado num grupo fizer o que é melhor para si e para o grupo o equilibrio é possivel.Na verdade,ele apenas completou a teoria que estava anteriormente em vigor que dizia que para que as coisas funcionassem cada um devia fazer o que era melhor para si,mas se assim fosse haveria alturas em que nada daria certo!Por exemplo,como é dito no filme: num bar estão 5 amigos,de repente entram 4 raparigas,3 delas têm uma beleza normal,apenas uma se sobressai, a "loira"!Se todos tentarem ter alguma coisa com a "loira" esta não vai dar troco a nenhum porque não se vai conseguir decidir,assim eles vão tentar as amigas que por sua vez não vão querer ser segunda escolha e não vão querer nenhum!Os amigos ficam sozinhos...
Mas,se cada um "se atirar" a cada uma das amigas,elas não se vão sentir segunda escolha,provavelmente sentir-se-ão melhores que a "loira" e ficaram com os rapazes...Ninguém fica sozinho,excepto a loira...mas o objectivo dos rapazes foi cumprido!Fizeram o melhor para si,porque ficaram todos acompanhados e para si mesmos pelo mesmo motivo!
Assim,se eu faço parte de um grupo como na ginástica,tenho que fazer o que é melhor para mim e para o meu grupo,neste caso trio!Ou seja,imaginem que eu estou farta daquilo,sinto-me segunda escolha,não quero mais ir,pronto!mas...tenho um sarau daqui a 15dias...tenho um trio e já tenho esquema!E agora?Já não quero mesmo lá estar....Para manter o equilibrio a única coisa que posso mesmo fazer é ficar até ao sarau e em seguida sair...assim não prejudico o grupo neste sarau...e satisfaço a minha vontade de abandonar os treinos!
Não parece lógico?
Era só um pensamento que vos queria deixar....